Meio ambiente
Nas cidades, a ocupação irregular das margens de rios deve ser combatida, pois com ela ocorre o depósito de lixo em lugares inadequados, o que afeta a qualidade das águas. Além disso, aumenta-se o risco de doenças e agravam-se as enchentes, o que traz danos a toda a população. Já em áreas rurais, a água usada na irrigação deve ser reposta e os resíduos devem ser tratados, pois podem ser contaminados por defensivos agrícolas e fertilizantes.
Antônio Cruz/ABr
Ampliar A destruição das florestas causa a deterioração do solo e a extinção de várias espécies animais e vegetaisDentro de casa, as formas mais simples de preservar a água são o uso racional e a reutilização. Deve-se, por exemplo, tomar banhos de no máximo 5 minutos; fechar a torneira sempre que a água não estiver sendo usada (na hora de lavar a louça, de lavar o rosto, de fazer a barba); usar regador para molhar as plantas e vassoura para limpar a calçada, ao invés de mangueira; e reutilizar a água do banho e do tanque/máquina para limpar o chão.
Também entra na lista o consumo racional de energia, já que esta é proveniente de diversas fontes naturais. Uma maneira de economizar no uso de combustíveis (e ajudar a diminuir a poluição) é deixar o carro em casa e usar meios de transporte públicos na hora de trabalhar e de realizar outras atividades.
A reciclagem, por sua vez, é uma forma de reutilizar diversos materiais e pode ser facilmente adotada em casa e no trabalho. O consumo também deve ser mais consciente; antes de comprar novos móveis, roupas ou produtos tecnológicos, por exemplo, é importante que o cidadão reflita se realmente precisa daquilo.
A orientação de