Meio ambiente x economia
A Função da Razão. Trad. de Fernando Dídimo, Brasília: Editora da UnB, 1985 ®
“A função da razão é promover a arte da vida”
“A história revela duas tendências principais, no curso dos acontecimentos. Uma tendência está patenteada na lenta degenerescência da natureza física. Com insidiosa inevitabilidade, ocorre a degradação da energia. As fontes de atividade decaem gradativamente. A sua própria substância se desgasta. A outra tendência pode ser exemplificada pela renovação da natureza na primavera, e pelo curso ascendente da evolução biológica”
“As formas mais elevadas de vida estão ativamente empenhadas em modificar o seu meio ambiente. No caso da espécie humana esse ataque efetivo ao meio ambiente é o fato mais notável de sua existência” ( O ataque se desdobra em três etapas: (i) viver, (ii) viver bem, (iii) viver melhor “A função primordial da razão é direcionar o ataque ao meio ambiente” (5)
2. Perspectivas de entendimento do mundo – cosmovisão (sistema de idéias e sentimentos a respeito do mundo)
Quadro de referência para organizar as atividades da vida
Ordem para explicar os comos e os porquês da existência diária ® ingrediente cultural de todas as sociedades
Os indivíduos de uma sociedade, na maioria, não têm consciência da cosmovisão prevalecente: de como são afetados por ela para fazer coisas e perceber a realidade a sua volta Þ ela é tão internalizada nas pessoas desde a infância que ninguém a questiona
O poder da cosmovisão é tal que leva as pessoas a não imaginar outras formas de ver o mundo e entender a realidade ® visão pré-analítica (Joseph Schumpeter):
Visão cartesiana, iluminista
Reducionismo, mecanicismo (máquina-mundo), modelos lineares (teoria linear do progresso)
Etnocentrismo (visão ocidental, cristã), antropocentrismo (prevalência de uma espécie, a humana ® o homem, dono do mundo; desprezo por aquilo que não é fruto da mente humana; a Bíblia