MEIO AMBIENTE E CONSCIENCIA PLANETARIA
a) Descrição dos aspectos da crise planetária ambiental e civilizatória. Para alguns especialistas, a hiperurbanização é um dos principais problemas ambientais da atualidade, justamente por que gera outros inúmeros problemas que prejudicam a qualidade de vida, tanto social quanto ambiental. Seguidos a este, citam a poluição industrial e agrícola, a degradação do solo, o desmatamento e a perda de biodiversidade como problemas que merecem especial atenção para a busca de soluções. Cada cidade enfrenta problemas semelhantes, embora distintos, por estes dependerem da sua cadeia produtiva e do contexto onde está inserida.
a) Dois ou mais exemplos concretos desta crise.
municípios foram atingidos por desastres ambientais, como deslizamentos de terra, seca, erosão do solo e outros.
municípios têm problemas de poluição no solo, provocados principalmente pelos lixões (inclusive hospitalar); cidades com problemas de contaminação do ar.
b) Apresentação dos problemas causados pela globalização. Cultura: as conseqüências que a globalização traz na área da cultura nos apontam para uma maior troca cultural entre os povos, que além do processo informática. Porém, em se falando de troca cultural, existe um fenômeno ou processo chamado aculturação, que é quando uma cultura se impõe a outra, num jogo de dominação. Isso faz com que determinadas culturas percam no jogo de troca cultura. Já percebeu que em todo lugar a cultura ocidental, especialmente a promovida pelos EUA e Europa, invadem e sobrepujam as culturas locais? Economia: a globalizaçao tende a aumentar o comércio internacional e a interdependecia dos povos. Contudo, nesse jogo também há ganhadores e perdedores. Os países ricos investem na liberação do comércio internacional para seus produtos industrializados, bem como para a área de serviços, mas se recusam a ceder espaços naquilo em que os países pobres são fortes, e não reduzem