Meio ambiente urbano
O ambiente urbano possui demandas de infra estrutura tais que necessitam transformar a natureza, que por não estar mais intacta, muitos acreditam não ser possível utilizar o termo meio ambiente para o meio urbano, entretanto utiliza-se o conceito meio ambiente urbano. Consta como conceito sobre meio ambiente na Lei 6938/81: “meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. O meio urbano abriga a vida, portanto pode-se dizer meio ambiente urbano. Mas o que significa este termo?
No meio ambiente urbano há um fator preponderante, o sócio-ambiental: o homem e suas necessidades: habitação, meios de locomoção, vias públicas etc. Cada vez mais se tem a necessidade de construção de casas, serviços, comércio, indústria, locomoção, atividades que vão se tornando cada vez mais complexas, mais expandidas e interligadas. Até mesmo as áreas rurais estão tomando aspectos de áreas rurais gerando uma confusão dos termos e este criando outros complicadores. No meio urbano há a tendência aos adensamentos para melhor aproveitamento de infra-estrutura e serviços já existentes. Um maior número de pessoas juntas gera maior quantidade de resíduos liquidos, sólidos e gasosos, mais barulho, maior necessidade de meios de transporte, mais água, mais energia, mais serviços, que conseqüentemente motiva núcleos de comércio em grandes dimensões, aumento de circulação de pessoas e veículos pontualmente.
Respondendo então ao questioamento inicial: meio ambiente urbano então se trata de manter condições urbanas, tanto naturais quanto artificiais, de uma maneira tal que não agridam a vida dos homens, animais e vegetais nele existentes. Dessa forma, a estrutura que dê suporte ao homem não pode afetar o ambiente natural, ar, água, seres vivos entre eles os próprios homens, como exemplo quando se constroem residências emareas alagáveis,