Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Síntese:
O texto trata do crescimento desordenado das cidades causando a degradação do ambiente urbano
Palavras chaves:
Meio Ambiente, Planejamento, Urbanização.
Resumo:
As cidades vão crescendo, se modificando em uma forma geral, cada uma com sua evolução própria. Porém se essa transformação não for de forma organizada, causam diversos problemas, e vira uma evolução com grandes problemas para a cidade resolver. Toda cidade tem uma, ou varias, problemáticas em questão, mas existem problemas que são exclusivos da área urbana.
A degradação ambiental tem uma ligação direta com a situação real da sociedade, poluições dos córregos, rios e mares, ocupações irregulares em morro, lixão sem controle, são algumas das irresponsabilidades da sociedade urbana. A população mais pobre é quem mais polui o meio ambiente, sendo também quem mais sofre, a degradação causa deslizamento em encostas, enchentes. Um dos motivos para essa população mais desfavorecida ser a mais poluente é a falta de recursos, até mesmo para se defender, isso escancara ainda mais a injustiça social no Brasil.
O aumento da demanda por infraestrutura nas cidades é caudado pelo crescimento desordenado, e isso é um dos maiores desafios. A medida que a população cresce os serviços como saneamento básico deveria crescer no mesmo ritimo, mostrando assim preocupação com a população e o ambiente natural. Porém a preocupação com o saneamento básico não é prioridade, muitas vezes colocado em lugares indevidos e contaminando o solo, rios.
A poluição atmosférica, a pavimentação das vias e os grandes engarrafamentos, também devem ser levados em consideração, pois esses problemas mostram o despreparo das cidades. O que também precisa ser observado na degradação da vida urbana são os abandonos das áreas publicas de lazer, esses abandonos são