Atribuições do arquiteto e urbanista - meio ambiente e planejamento regional e urbano
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo estudar as atribuições do arquiteto e urbanista, de modo que se conheça um ramo de atividades específico, neste caso Meio Ambiente e Planejamento Regional e Urbano, como está o mercado de trabalho para o profissional que atua nessa área e como tal atividade é estudada no curso de Arquitetura e Urbanismo do Ifes - Campus Colatina. O principal método de pesquisa empregado foi busca de informações na Internet, consultando sites especializados nas áreas, leis e publicações, além de entrevista com profissional da área. Com as pesquisas e análise da matriz do curso, foi possível observar que nem todas as atribuições do arquiteto e urbanista são abordadas profundamente. Embora o profissional tenha diversos ramos no mercado, para que ele possa atuar com confiança em determinadas áreas é preciso fazer um curso de especialização.
Palavras-chave: meio ambiente, desenvolvimento, planejamento.
1. Introdução
Este trabalho visa o estudo das atribuições do arquiteto e urbanista no que se diz respeito ao Meio Ambiente e Planejamento Regional e Urbano, analisando o mercado de trabalho e a matriz curricular do curso. A seguir, são apresentadas as atribuições, uma breve entrevista com um arquiteto e as considerações finais.
2. Escopo de atividades (Rotina):
As atividades envolvidas na área de Meio Ambiente e Planejamento Regional e Urbano, de acordo com a Resolução nº 21, de 5 de abril de 2012, que dispõe sobre as atividades e atribuições profissionais do arquiteto e urbanista e dá outras providências, são descritas a seguir de forma objetiva.
2.1 Georreferenciamento e Topografia
2.1.1 Levantamento topográfico por imagem
Consiste na tecnologia de se reconstruir o espaço tridimensional, ou parte do mesmo (espaço objeto) a partir de imagens bidimensionais, sem contato físico direto com o objeto ou alvo de interesse.
2.1.2 Fotointerpretação