Ética Profissional - Arquitetura
As qualidades profissionais e éticas para o desempenho da profissão convergem para a capacitação técnica, humana, social, ambiental e artística diante da necessidade de respostas às diversas realidades sociais, econômicas e culturais, com o comprometimento constante diante da sociedade em que atua.
O profissional Arquiteto e Urbanista deverá estar preparado para colocar os interesses coletivos acima dos interesses particulares, nos aspectos que afetem o meio ambiente e as questões de cidadania, exercendo assim as suas habilidades profissionais dentro de padrões éticos.
Desta forma, o Curso de Arquitetura e Urbanismo busca enfatizar na formação profissional princípios éticos, que formem e desenvolvam no estudante uma atitude de responsabilidade tendo como princípios norteadores:
a) Constante preocupação com a qualidade de vida dos habitantes das cidades de todos os assentamentos humanos, independente da classe social.
b) Uso de tecnologias e inovações que respeitem as necessidades sociais, culturais e estéticas da população.
c) Manutenção do equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído.
d) Valorização da arquitetura e do urbanismo como patrimônio e responsabilidade de todos.
e) Valorização do ambiente e manutenção do patrimônio histórico e cultural e das cidades.
JURAMENTO
“Juro, no cumprimento do meu dever de arquiteto e urbanista, exercer a função dentro dos princípios da ética, da integridade, da honestidade e da lealdade; respeitar a Constituição Federal, o Código de Ética profissional e as normas institucionais; buscar aperfeiçoamento contínuo e contribuir, com meu trabalho, para uma sociedade mais justa e humana".
Leis/Legislação
CAMPO DE ATUAÇÃO
A profissão de arquiteto é regulamentada pela lei federal 5194/66, de 24 de dezembro de 1966. Desta forma, o exercício da profissão fica reservado aos que possuem diploma de faculdade ou escola superior oficial reconhecida pelo