Meio ambiente: sustentabilidade e contexto regional; poluição da água
Utilizar os recursos naturais na atualidade e assegurar que as futuras gerações tenham o mesmo direito é a síntese do desenvolvimento sustentável, um conceito que faz toda diferença na hora de pensar e agir em relação ao meio ambiente. Neste cenário, a água e a gestão das bacias hidrográficas desempenham um papel preponderante. A oferta de água é um fator fundamental tanto para a manutenção dos ecossistemas naturais (dependentes da produção primário-fotossintética) como também para os ecossistemas produtivos. A produtividade primária sofre oscilações com o tempo, decorrentes das variações climáticas, mas permanece em equilíbrio dinâmico fruto das interações entre atmosfera, biosfera e litosfera. Vale ressaltar que as ações antrópicas provocam alterações climáticas que perturbam esse delicado equilíbrio.
A água, como fator limitante para o desenvolvimento sustentável, exige a preservação dos recursos hídricos tanto em quantidade como em qualidade. Historicamente a água sempre foi uma imprescindível para o desenvolvimento das civilizações. Atualmente a água é um recurso ainda mais limitante, não apenas pela quantidade, mas principalmente pela qualidade. Infelizmente, a poluição, contaminação e degradação dos aquíferos é uma realidade muito comum em quase todas as regiões do planeta e provocam enormes problemas socioambientais.
2-Poluição
Aprender e dar respostas a questões ligadas à poluição é estudar um assunto fascinante, pois entender a poluição é entender um pouco melhor como as coisas funcionam na natureza e, também, as relações do homem em sua sociedade com a natureza (Massaro Sergio e Pontin Arnaldo Joel. 1993).
2.1- Poluição Da Água:
O conceito de poluição das águas deve associar o uso com qualidade. Assim, pode-se definir poluição das águas de uma forma bastante simples, mas abrangente, como a alteração das suas características físicas, químicas ou biológicas que prejudiquem um ou mais de seus usos preestabelecidos. O termo