Proteção de maquina
Tais processos empregam energia calorífica, eletricidade, maquinas e peças em movimento. Todas envolvendo riscos aos operadores e ou aqueles que se encontram próximos a maquina.
O que separa a vitima dos perigos de acidentes são os dispositivos de proteção. Esses dispositivos são necessários pois nem sempre é possível prever os acidentes mesmo os causados por descuido ou falha humana.
Os dispositivos de proteção podem adotar formas variadas segundo o grau de risco que devem proteger variando desde simples telas de proteção ate complexos sistemas de comando por fato-sensores ou hidráulico pneumático
Com objetivo de prever acidentes deve-se prevenir o funcionário contra:
*Falha humana
*Contado direto com partes moveis de uma maquina
*Trabalho de processo (ex: rebarbas, maquinas ,etc...)
*Falha mecânica
*Calor
*Ruído
*Falha elétrica
Nas proteções, devemos levar em consideração não só a segurança do operador, como também a dos demais trabalhadores. - Os dispositivos de proteção devem ser colocados de forma a não prejudicar a eficiência da operação, nem introduzir novos riscos. - Os dispositivos de parada e partida devem ficar próximo ao operador e permitir a movimentação segura do trabalhador.
Os esforços e os investimentos para o desenvolvimento de programa de proteção normalmente são justificados por critérios humanísticos e econômicos, mas, os dispositivos de proteção se convertem em investimentos proveitosos, permitindo maior produtividade.
Proteção do ponto de operação:
Depende do tipo de alimentação da máquina, do modo como a operação será realizada, e da matéria prima a ser elaborada. Os tipos mais comuns são:
PROTEÇÕES FIXAS:
A vantagem principal da proteção fixa é a sua disposição duradoura, prevenindo o acesso às partes perigosas durante a operação. Por este