Proteção de máquinas
O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT tem como objetivo o bem estar á saúde e a proteção do trabalhador no local de trabalho, porém não se pode seguir apenas o que ele diz, pois a proteção de máquinas envolve muito mais do que é dito por ele. Na proteção de maquinas deve se atentar-se a qual operação esta sendo realizada, ou qual tamanho e tipo de material esta sendo utilizado, o arranjo físico do local aonde a maquina esta locada, e os métodos de trabalhos e limitações da equipe que vai opera-la. Para que a proteção de maquinas seja realizada com segurança e sucesso, é necessário que haja projetistas e engenheiro de maquinas, para manutenções e verificações de necessidade de trabalho da maquina, as etapas desse processo deve contar também com um profissional de segurança do trabalho e os operadores das maquinas, já que são eles que trabalham nelas e veem de perto suas necessidades.
Barreiras ou Anteparos de Proteção
As barreiras de proteção devem existir em todas as maquinas, pois elas ajudam a impedir acidentes leves, médios e graves. Existem quatro tipos de proteção a serem colocadas no ambiente de trabalho, sendo:
- Proteções Fixas
É uma parte permanente da máquina, devendo ser colocadas presas à máquina por meio de parafusos, porcas etc., de modo que só possam ser retiradas com o uso de ferramentas.
- Barreiras ou Proteções interligadas ou de Inter travamento
Quando as barreiras ou proteções interligadas são abertas ou são removidas, o mecanismo de acionamento e ou de potência automaticamente desliga ou desengata, impedindo o funcionamento da máquina ou o término de um ciclo, até que a barreira volte à sua posição fechada, fazendo com que a maquina ligue automaticamente após alguns segundos.
- Proteção ajustável
Essas proteções tem flexibilidade, e se ajustam em variados tamanhos de materiais.