Meio Ambiente Senat
Ar Atmosférico
O Ar é um termo empregado a mistura gasosa que envolve o Planeta Terra, com ventos, brisas e aragem, e de espaço acima do solo, vindo ai a ATMOSFERA, constituída por cerca de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e outros minerais nobres que circulam formando os ciclos da biosfera. Esses ciclos que são responsáveis pela filtração dos raios solares, arrefece o calor, equilibra o ecossistema, além de ser matéria prima da respiração dos seres vivos.
Esses ciclos da biosfera penetram nos seres vivos, assim ocorrendo a troca de oxigênio e gás carbônico, integrando o ciclo de minerais. Se o ar está poluído, contaminado, será um veneno para a população humana já que nenhum ser vivo pode viver sem ele.
O ar puro é indispensável à vida humana, além do qual se este estiver poluído causa danos à flora e à fauna, ao meio ambiente em geral.
O ar é um bem de uso comum, sendo um patrimônio público de uso comum, sendo que ninguém poderá confisca-lo ou prejudica-lo. Mas temos o dever de protege-lo dos males. Há teses em que dizem que o ar é um bem livre e que se pode fazer o que quiser com ele. Isso é inverídico, pois o ar deve atender a sua finalidade que é a de condutor de oxigênio necessário à sobrevivência dos seres humanos, animais e vegetais.
A Poluição Atmosférica é causada devido a um desequilíbrio provido de causas artificiais decorrentes da ação do homem que polue o ar mediante a liberação de vários tipos de poluentes como a queima de combustíveis por veículos a motor, navios, aviões e pelas fumaças expelidas pelas fábricas.
Assim temos a Poluição Atmosférica que se define como "quando a presença de uma substância estranha ou uma variação importante na proporção de seus constituintes é suscetível de provocar um efeito prejudicial ou de criar uma moléstia, tendo em conta os conhecimentos científicos do momento". Agentes Poluidores e seus efeitos no meio ambiente
Os dois principais agentes poluidores da atmosfera são as indústrias e os