Biologia
São formados por nucleotídeos. Nucleotídeos são formados por: uma base nitrogenada, uma pentose (açúcar – monossacarídeo) e um fosfato (sal mineral).
DNA: faz a replicação e transcrição, determina a hereditariedade e produz o RNA.
RNA: faz a síntese de proteínas -> tradução
- Mensageiro: transcrição, enzima polimerase, leva a mensagem do núcleo para o citoplasma para produzir proteínas e define a sequência = Trincas formam um códon.
- Transportador:Leva os aminoácidos até os ribossomos = Trincas formam o anticódon.
- Ribossômico: forma os ribossomos = síntese de proteínas.
*A diferença na sequência das bases garante a hereditariedade.
*Nucleosídeo = base n. + pentose
*DNA e RNA são polímeros, mas NÃO são formados por aminoácidos.
*1 códon = 1 aminoácidos = 3 nucleotídeos.
Exemplo códon = CCU, UUC, ACG.
*5 ligações peptídicas = 6 códons
C-C-C-C-C-C
*eucariontes = 64 códons distintos
Autoduplicação = DNA forma DNA: enzima Girase desenrola O DNA. A enzima Helicase rompe as pontes de hidrogênio, separando a dupla hélice. A enzima polimerase liga os novos nucleotídeos às fitas. É semiconservativa, pois apenas um filamento novo se forma, e fica grudado no antigo -> cada DNA novo apresenta uma fita nova e uma antiga. Tem sentido 5’ 3’.
Transcrição= DNA forma RNA. O DNA não se transforma em RNA, é apenas o molde para ele. O DNA se abre e depois de formado o RNA se fecha novamente. A enzima polimerase liga-se somente a uma das fitas e transcreve o RNA. Após o término, a fita de RNA é liberada e migra para o citoplasma e as fitas de DNA se ligam novamente. Forma o RNA mensageiro,
Tradução= Ocorre no citoplasma -> Os códons do RNAm se unem aos anticódons do RNAt = união de aminoácidos.
Citologia:
Membrana plasmática = glicocálix = reconhecimento (doação de órgãos) e controla o crescimento dos tecidos, alteração provoca crescimento sem parar = câncer, plasmodemos = célula vegetal (pontes para passagem de substâncias), desmossomo e