FICHAMENTO RA A E CULTURA CLAUDE L VI
O texto trata sobre o conceito sobre a superioridade e inferioridade intelectual das raças, para o autor não faz sentido discutir da Raça Humana baseada nas características corporais e comparando com as semelhanças genéticas dos indivíduos. "Quando procuramos caracterizar as raças biológicas mediante propriedades psicológicas particulares, afastamo-nos da verdade cientifica, quer a definamos de uma maneira positiva quer de uma maneira negativa. Não devemos esquecer que Gobineau, a quem a história fez o pai das teorias racistas, não concebia, no entanto, a "desigualdade das raças humanas" de uma maneira quantitativa mas sim qualitativa." (pág. 1) "Porque, se tratarmos os diferentes estados em que se encontram as sociedades humanas, tanto antigas como longínquas, como estádios ou etapas de um desenvolvimento único que, partindo do mesmo ponto, deve convergir para o mesmo fim, vemos bem que a diversidade é apenas aparente" (pág. 5)
Também aborda o conceito de cultura, para ele, é a diferença cultural que separa os povos, sendo que haveria povos mas evoluídos do que outros. Lévi-Strauss defende uma teoria de auxílio entre as comunidades, pois não há indícios arqueológicos que comprovem essa tal superioridade ou inferioridade entre os povos.
"Hoje supomos que, por vezes, o polir e o lascar a pedra coexistiram, quando a segunda técnica eclipsa completamente a primeira, isto não acontece como o resultado de um progresso técnico espontâneo saído da etapa anterior, mas como uma tentativa para copiar em pedra as armas e os utensílios de metal que possuíam as civilizações mais "avançadas" mas, de fato, contemporâneas dos seus imitadores." (pág. 9)
O autor criou um modelo teórico-político, onde os indivíduos necessitam se ajudar mutuamente para terem facilidade de resolver as dificuldades que se apresentam na vida cotidiana e onde as culturas devem somar conhecimento. E segundo ele também há uma necessidade de se perpetuar essa