Medo De Falar
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
DALTEC – Prof. Marco Pessoa
Medo de falar em público pode prejudicar carreira profissional
Os professores de comunicação e expressão oral, Márcia Falabella e Paulo Roberto Leal dão dicas de como exercitar a oratória.
Naturalmente as pessoas têm medo de situações que envolvem grandes exposições. O que as diferenciam são o nível do temor e como lidam com a dificuldade de falar em público.
De acordo com a professora doutora Márcia Falabella, que ministra a disciplina de comunicação e expressão oral na Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora
(Facom/UFJF) e atua há 25 anos em peças teatrais do Grupo Divulgação, falar bem em público é fundamental em qualquer profissão. “Todas as carreiras envolvem, em graus diferentes, níveis interpessoais de comunicação. Quem consegue se expressar oralmente de forma clara e objetiva, certamente, consegue conquistar mais espaços não só no âmbito profissional como também no pessoal.”
A professora afirma que o medo de se expressar para outras pessoas pode prejudicar na hora de buscar por uma vaga de emprego. O professor doutor da Facom/UFJF, Paulo Roberto Figueira Leal, ainda acrescenta que “cada vez mais estimula-se o trabalho em equipe, o que leva à necessidade de reuniões, apresentações, debates. Nesse sentido, quem tem dificuldade de se expressar em público leva grande desvantagem na carreira, bem como terá maiores dificuldades até em processos seletivos.”
Márcia explica que há dois tipos de medo, o destrutivo e o construtivo. “O destrutivo é aquele que paralisa, que prejudica um indivíduo a ponto de desvirtuá-lo de seus caminhos e desejos profissionais.
O construtivo é aquele que te coloca num estado maior de concentração. Citando o professor José Luiz
Ribeiro (diretor do Grupo Divulgação): ‘só o temor constrói.’ A pessoa que não tem medo de errar, muitas
vezes