Medo de falar em publico
Tema: O Poder da Comunicação 1- O medo de falar em publico
Falar em público é uma das atribuições mais importantes de todo profissional, seja para apresentar um projeto, vender uma ideia ou até mesmo participar de uma reunião. Mas, ainda é uma tarefa que inspira medo e pode ser decisiva para o sucesso de muitas pessoas.
Falar em público com segurança é importante para ser bem sucedido nos negócios. É grande o numero de pessoas que tem medo de falar em público. Existem duas causas: a técnica e a emocional. A causa técnica diz respeito ao conhecimento do assunto. Quando a pessoa não se prepara e não ensaia aumenta as chances dela sair-se mal. A ansiedade surge e causa sintomas como o medo de perder a sequência do assunto, a falta de memória (“branco”), a tremedeira, a sensação de ser ridículo e o nervosismo.
A causa emocional pode ocorrer por traumas e repressão que abalam a nossa autoimagem e causam ansiedade. Ao longo da vida aparecem dúvidas sobre nossa capacidade: “Tenho talento?”, “Serei capaz como os outros. Complexos de inferioridade formados por sentimentos de insegurança, o impedem de enfrentar satisfatoriamente as situações estressantes como falar em público.
Medo de falar em público é um factor comum de stress para a maioria das pessoas, que por vezes faz quase o impossível para evitar ficar nesta situação. Mas mesmo que trabalhemos sozinhos, é necessário falar em público para resolver os problemas ou pedir ajuda. Se quiser ir mais longe na sua carreira e ter uma função de gestão e liderança, terá de falar em público frequentemente para pequenos grupos ou grandes audiências, para ter sucesso na sua função.
No entanto, como falar em público não tem de ser uma tarefa que provoque stress e pânico se conhecermos as causas escondidas deste desconforto. Pode até acontecer começar a gostar da experiência e se sinta cada vez mais confortável e realizado.
Falar em público aprende-se
A primeira coisa que