Medições e erros
1 – Sistema de unidades padrão
Para facilitar o comércio internacional, diversos países criaram padrões comuns para medir grandezas através de um acordo internacional.
A 14a Conferência Geral sobre Pesos e Medidas
(1971) elegeu as sete grandezas físicas fundamentais, que constituem a base do Sistema Internacional de
Unidades (SI): comprimento, massa, tempo, intensidade de corrente elétrica, temperatura, quantidade de matéria e intensidade luminosa.
•
metro [m]: unidade de comprimento. É o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de
1/299.792.458 de segundo.
•
quilograma [kg]: unidade de massa. É a massa do protótipo internacional do quilograma existente no
Instituto Internacional de Pesos e Medidas em
Sévres, na França.
•
segundo [s]: unidade de tempo. É a duração de
9.192.631.770 períodos da radiação correspondente à transição entre dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio-133.
•
ampére [A]: unidade de corrente elétrica. É a intensidade de uma corrente elétrica constante que, mantida em dois condutores paralelos, retilíneos, de comprimento infinito, de secção circular desprezível e situados à distância de um metro entre si, no vácuo, produz entre esses dois condutores uma força igual a 2x10-7 newton por metro de comprimento.
•
kelvin [K]: unidade de temperatura termodinâmica.
É a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto tríplice da água.
•
mol [mol]: unidade de quantidade de matéria. É a quantidade de matéria de um sistema contendo tantas entidades elementares quantos átomos existem em 0,012 quilogramas de carbono-12.
•
candela [cd]: unidade de intensidade luminosa. É a intensidade luminosa, numa dada direção de uma fonte que emite uma radiação monocromática de freqüência 540x1012 hertz (1 hertz = 1 /segundo) e cuja intensidade energética nessa direção é de
1/683 watts (1 Watt = 1