Medições, Algarismos significativos e erros
Introdução
Na física é importante o conhecimento quantitativo de parâmetros, existindo uma necessidade de fazer medições utilizando os instrumentos adequados, que vêm expressas em unidades, por exemplo metro, litro, quilograma, segundo. Estabelecendo o padrão da medição, devem ser criados métodos para que qualquer quantidade dessa grandeza, tenha ela a dimensão que tiver, possa ser expressa em termos desse padrão. Na medição é impossível obter uma medida correta uma vez que existe sempre erros sistemáticos (imperfeições do aparelho de medida) e erros acidentais (circunstâncias impossíveis de controlar) o que vai deferir nas medidas. Para obter uma exatidão no resultado deve-se medir mais do que uma vez e fazer a média para obter um resultado mais exato e calcular o desvio padrão, obtendo a diferença entre o valor de uma leitura e o valor mais provável.
Objectivos
• Medir grandezas físicas, utilizando os instrumentos adequados.
• Apresentar corretamente os resultados das medições, ao nível da utilização de algarismos significativos e aplicação de regras da teoria dos erros.
Procedimento
1. Usando uma craveira, medir a largura e o comprimento da lâmina de vidro fornecida e calcular o limite superior do erro dessas medidas.
2. Usando o palmer, medir a espessura da lâmina de vidro e calcular também o limite superior do erro dessas medidas.
3. Determinar o volume da lâmina de vidro e calcular o limite superior do erro dessa medida.
4. Determinar a densidade do vidro dessa lâmina e o erro associado.
Dados recolhidos
Após elaborar as várias medições necessárias, conseguimos obter os seguintes valores:
Massa da lâmina de vidro= 5,47g
Tratamento de