mediçao em quimica
- Medir grandezas físicas
Se queremos medir uma grandeza, é necessário saber a unidade respetiva a essa grandeza (esta é escolhia segundo um critério).
O processo de medição pode ser realizado de várias formas, directamente ou indirectamente.
Medições directas: para estas são necessários instrumentos específicos para realizar a medição
Medições indirectas: para estas medições é necessário a utilização de formulas que utilizam grandezas medidas directamente
Porém, ao medir as grandezas, a medição efectuada não dá propriamente o valor exacto, independentemente do aparelho de medição, vai haver sempre uma incerteza. A incerteza é consequência de vários erros de medição, estes podem ser:
* Erros sistemáticos: podem ser resolvidos, estes são característicos da utilização de um método inadequado, de uma deficiência da observação do observador, etc.
* Erros acidentais: são difíceis de resolver, movimentação brusca do observador, variações muito repentinas de temperatura, pressão, vento, etc.
Os erros acidentais podem ser resolvidos, embora que com uma certa dificuldade, basta realizar várias medições, em número impar, e seguidamente fazer uma média com esses resultados.
Exatidão e Precisão das medidas
A definição de precisão e de exatidão é semelhante, mas apresenta diferenças:
Exatidão: valor médio próximo do valor verdadeiro;
Precisão: valor encontrado nas medições realizadas várias vezes da mesma grandeza que estão muito próximos (afetada por erros acidentais).
Ao ser feita a média das medidas da grandeza, o valor pode ser preciso, mas não vai ser exato. Se o valor médio for afastado do verdadeiro, a medida não é exata, por outro lado, se houver proximidade entra os valores, a medida é precisa.
Noutra situação, se a média das mesmas, pode ser também exato, mas não preciso. Se o valor médio for próximo do valor verdadeiro, a medida é exata, e se não houver proximidade entre os valores, a medida não é precisa.