Apontamentos História de Enfermagem
Até ao século XIX, enfermagem não era uma profissão nem uma ciência, era apenas uma actividade.
Epistem- significa conhecimento
1860- 1ª escola de enfermagem em Inglaterra (Florence Nightingale)
Collière
Orientação metaphysis: Esta orientação procura determinar as causas do mal e do bem, interpretando e designando as forças benéficas e as maléficas, portadoras de mal, de doença e de morte.
A mulher é bastante vulnerável, podendo der ameaçadora quando está menstruada e apresentando o seu lado mais sensível quando está grávida;
A mulher tem quatro momentos cruciais na sua vida: a puberdade, a gestação, o parto e o nascimento;
Paradigmas de enfermagem
Modelo Biomédico- Cada um de nós como um ser positivo
Modelo da Integração- Anos 40 séc.XX, um ser bio-psicosocial (Virginia Anderson)
Transformação- Um ser bio-psicosocial e espiritual, uma pessoa é um sistema em interação com outros sistemas (J.Watson)
Definições
Epistemologia: Ramo da filosofia que estuda a origem, a estrutura, os métodos, os padrões e os critérios para a validação do conhecimento. É designada por filosofia do conhecimento. O conhecimento em enfermagem está organizado em conceitos específicos, modelos e teorias; este conhecimento nasce da interligação da formação entre a prática e a investigação em enfermagem.
História: É uma disciplina e a ciência que se dedica ao estudo do homem e a sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado, mas com a finalidade de compreendermos o presente. Perspectivamos o estudo, ou seja, no caso de enfermagem, temos de estudar o passado da profissão/ciência (até meados do séc.XIX não era profissão nem ciência, era uma actividade) para compreendermos o porquê de hoje estudarmos para sermos competentes na profissão.
Modelos
Teorias Conceitos Modelos