HIST RIA DA PEDIATRIA
A história da pediatria como a conhecemos hoje teve início no século XVIII, naquela época os hospitais ainda estavam se organizando como núcleos da prática médica clínica, pelo cuidado individualizado. Os doentes que possuíam família eram tratados em suas casas, e a pediatria, hoje a área da medicina que trata da saúde das crianças, ainda não havia surgido como especialização médica. A preocupação pela saúde da criança pela medicina se dá, inicialmente, por meio de conhecimentos que possibilitem o crescimento e desenvolvimento saudável, por meio da higiene corporal e do ambiente, da alimentação, dos cuidados pré-natais e pós-natais imediatos. Medidas legais para protegê-la dos agravos do meio ambiente começam a ser adotadas, como a regulamentação do trabalho da puérpera, possibilitando à mãe cuidar da criança nos primeiros meses, a proteção da criança contra trabalhos insalubres, entre outras. (ROCHA; ALMEIDA, 1993).
Fez-se necessária também a formação de enfermeiros, cujos registros mais antigos da enfermagem, datam de 1859, nos apontamentos de Florence Nightingale, os cuidados com as crianças pela enfermagem evoluíram de acordo com a prática médica, seguindo a mesma filosofia. Florence lançou, assim, os fundamentos de enfermagem pediátrica, centrada na puericultura, como um conjunto de regras e noções sobre a arte de criar fisiológica e higienicamente as crianças (NIGHTINGALE, 1989).
A origem da enfermagem pediátrica moderna aparece associada à pediatria como especialidade médica. A mesma tornou-se disciplina nos currículos das escolas de enfermagem somente após os departamentos de pediatria terem se estabelecido nas escolas médicas. Entretanto, na maioria das escolas, omitia-se a importância do crescimento e desenvolvimento, das relações psicológicas da criança e da necessidade de educação em saúde, fazendo com que os profissionais de saúde estivessem aptos a cuidar da criança enferma, mas sem saberem lidar com sua recuperação ou