Medições e erros
Disciplina: Química Geral e Inorgânica
Professora: Cláudia Jorge do Nascimento
Aluno: Barbara da Silva Oliveira
Curso: Ciências Biológicas
Turma: B Nº da prática: 02
Prática realizada no dia: 17/05/2013
Medições e erros
Rio de Janeiro Semestre 01 ano 01
I) Introdução Método científico é o conjunto de regras básicas que devem ser seguidas para que se obtenham resultados com a maior confiabilidade possível, ele engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e a conclusão. Toda a análise do experimento será baseada nos dados coletados, por isso é importante realizarmos uma correta medição. [1]
Medir é um procedimento experimental pelo qual obtemos o valor de uma grandeza física a partir da sua comparação com outra, de mesma natureza, tomada como padrão e reconhecida internacionalmente. Ou seja, é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida estabelecida previamente. [2] [3]
Os instrumentos utilizados no laboratório de química possuem precisões diferentes, devido isso, dependendo da necessidade de cada experimento devemos utilizar o que apresentar um erro relativo percentual menor.
O erro relativo percentual é definido a partir da seguinte fórmula:
E% = Erro absoluto do instrumento x 100
Quantidade medida
Medições foram realizadas em diferentes instrumentos, para que pudéssemos analisar o erro relativo percentual de cada um. Em cada medição feita colocamos os algarismos que tínhamos certeza, seguido do primeiro algarismo duvidoso.
No preparo de soluções químicas também é importante realizarmos uma correta leitura nos instrumentos de medição, para que assim os denominados erros grosseiros sejam evitados.
II) Objetivo
Realizar medições com diferentes instrumentos,