Erros e medições
TOPOGRAFIA Erros e medições
Rodrigo dos santos Fernandes
PALHOÇA
2014
INTRODUÇÃO
Com o passar do tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para posterior representação, a topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições e com essa tecnologia surgiram os erros e neste trabalho irei falar sobre erros topográficos.
Teoria do erro em medições
A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana, O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens dos instrumentos, do operador, do processo de medida.
Elementos que causam os Erros Topográficos
* Condições ambientais: causada pela variação das condições ambientais, como vento, temperatura etc...
* Instrumentais: causadas por problemas como a imperfeição a construção de equipamentos ou ajuste do mesmo. A maior parte dos erros instrumentais pode ser reduzida adotando técnicas de verificação/retificação, calibração e classificação, além de técnicas particulares de observação.
* Pessoais: causados por falhas humana, como falta de atenção ao executar uma medição, cansaço, etc...os erros, causados por estes três elementos apresentados anteriormente, poderão ser classificados em:
Erros grosseiros: Este erro é devido à falta de habilidade do medidor, sendo facilmente evitáveis através de treinamento e prática. É resultado de um descuido e pode ser evitado efetuando as medições com cuidado. Este tipo de erro é descoberto repetindo-se a medição, isto é, fazendo medições de controle.
Erros sistemáticos: Erros sistemáticos são provocados por medidas não conformes (por exemplo, trena dilatada, baliza torta e prumo de cantoneira torto), pela