Medições de corrente e potencial
SALVADOR
11/2013
RAFAEL RAMON PEREIRA BRITO
MEDIÇÕES DE CORRENTE E POTENCIAL
1. OBJETIVOS
Desenvolver habilidades no manuseio dos instrumentos básicos para medidas de corrente e diferença de potencial: Voltímetro, Amperímetro, Multímetro, e Galvanômetro. Evidenciar experimentalmente as propriedades das associações em série, paralelo e mista, em termos da intensidade de corrente, diferença de potencial e potencia elétrica.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Neste experimento será apresentado teórica e experimentalmente a diferença de potencial e a medida de corrente num circuito, tal quais são de essencial importância para a compreensão de assuntos sobre eletricidade. No experimento iremos calcular a diferença de potencial e medir a intensidade da corrente que passa em cada um dos elementos do circuito, com o auxilio de equipamentos como: Voltímetro CC, Miliamperímetro CC com zero central (Galvanômetro).
Diferença de potencial – A diferença de potencial elétrico entre dois pontos i e f é igual à diferença entre os potenciais elétricos dos dois pontos (Halliday, eletromagnetismo 8ª ed. Pág. 80 ). Sendo assim podemos definir a diferença de potencial como:
Corrente elétrica - É o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Para que exista uma corrente elétrica através de uma dada superfície é preciso que haja um fluxo líquido de cargas através da superfície.(Halliday, eletromagnetismo 8ª ed. Pag. 141).
Podemos mostrar a corrente como:
Resistência elétrica – É a capacidade de um corpo qualquer se opor
À passagem de corrente elétrica quando existe uma diferença de potencial aplicada
Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm:
3. MÉTODO EXPERIMENTAL
MATÉRIAL USADO
Painel para montagem de circuitos (associação de