Relat rio Resist ncia de Aterramento

835 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
ENGENHARIA ELÉTRICA

ATERRAMENTO ELÉTRICO

Eletrotécnica

Robson de Menezes Pereira

Prof. Liur Jorge Cusinato

São Leopoldo, junho de 2014
1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é demonstrar como é realizada uma medição de resistência de terra nas hastes de aterramento e mostrar os fundamentos de como realizar e analisar estas medições.

Neste relatório serão encontrados os valores medidos e os calculados para a resistência de aterramento, também como uma fundamentação teórica sobre aterramento elétrico.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Métodos de Medição de Resistência de Aterramento A referência [IEEE Std 80 – 2000] apresenta diversos métodos de medição da resistência de aterramento, entre eles: método dos dois pontos (método Àmpere-Volt), método dos três pontos, método da Queda de Potencial, etc. 2.1.1. Método da Queda de Potencial O método da Queda de Potencial consiste, basicamente, em fazer circular uma corrente através do eletrodo (ou sistema) de aterramento sob teste, utilizando um eletrodo auxiliar de corrente, e medir a tensão entre o eletrodo sob teste e o “terra remoto” (terra de referência) por intermédio de um eletrodo auxiliar de potencial. O termo “terra remoto” significa que os eletrodos deverão estar posicionados a uma grande distância entre si, para que não sofram a influência (mútua) de um, em relação ao outro. O instrumento utilizado para a obtenção da resistividade elétrica do solo é utilizado, também, para a medição de resistência de aterramento do eletrodo sob ensaio. A medição deve ser realizada em dia no qual o solo se apresente seco, para que os valores obtidos sejam conservativos (a favor da segurança), pois o solo úmido apresenta um menor valor de resistividade elétrica.

2.1.2. Método de Injeção de Corrente Para a realização deste ensaio, é necessário ter-se um eletrodo de terra auxiliar, suficientemente afastado do sistema de

Relacionados