Métodos de medição de resistividade
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
MÉTODO DE MEDIÇÃO DE RESISTIVIDADE DO SOLO E RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO
BELO HORIZONTE
2014
- MEDIÇÃO DE RESISTIVIDADE DO SOLO
Os métodos de medição são resultados da análise de características práticas das equações de Maxwell do eletromagnetismo, aplicadas ao solo.
Definido o local da instalação do sistema de aterramento, deve-se efetuar o levantamento através de medições para se obter as informações necessárias á elaboração do projeto. Um solo apresenta resistividade que depende do tamanho do sistema de aterramento. A dispersão de correntes elétricas atinge camadas profundas com o aumento da área envolvida pelo aterramento.
O levantamento dos valores da resistividade é feito através de medições de campo, utilizando-se métodos de prospecção geoelétricos, dentre os quais, o mais conhecido e utilizado é o Método de Werner.
Para o levantamento da curva de resistividade do solo, no local de aterramento, pode-se empregar diversos métodos, entre os quais:
* Método de Wenner
* Método de Lee
* Método de Schlumbeger - Palmer
O método de Wenner usa quatro pontos alinhados, igualmente espaçados cravados a uma mesma profundidade.
Quatro hastes cravadas no solo
Corrente elétrica I é injetada no ponto 1 e coletada no ponto 4. A passagem desta corrente produz potencial nos pontos 2 e 3.Usando o método das imagens obtém-se o potencial entre os pontos 2 e 3
Fazendo a divisão da diferença de potencial V23 pela corrente I, tem-se o valor da resistência R do solo para uma profundidade aceitável de penetração da corrente I
Durante as medições devem ser observados os itens abaixo:
- As hastes devem estar alinhadas;
- As hastes devem estar igualmente espaçadas;
- O aparelho deve estar posicionado simetricamente entre as hastes;
- As hastes devem estar bem limpas, principalmente isentas de óxidos e gorduras