Medição em Obras
Aluno: Eduardo Souza Bastos Data: 17/09/2013
Disciplina: Tecnologia das Construções 1 Atividade nº 2
1 – Explique o que é controle dimensional nas obras
Segundo Botelho (2003), controle de obras “pode ser entendido com o ato ou poder de controlar ou a fiscalização exercida sobre a atividade de pessoas, órgãos departamentos ou sobre produtos, para que tais atividades ou produtos não desviem das normas pré-estabelecidas”. Ainda segundo o mesmo autor, o controle de viés dimensional refere-se à fiscalização exercida para que os parâmetros geométricos de obra estejam dentro dos padrões de tolerância exigidos no projeto.
Dentro desse âmbito, podem-se discriminar alguns tipos de controle como os que se fazem em estruturas (limites de dilatação linear alcançado por uma viga metálica, por exemplo), em paredes e rebocos/emboços (verificação de prumo e espessura), em coberturas (verificação de pendente, por exemplo), e em diversos tipos de instalações.
2 – Quais equipamentos e ferramentas são utilizados neste tipo de controle? Para a realização desses controles são utilizados alguns aparelhos:
4
Atualmente há uma série de equipamentos digitais, que nada mais são que aprimoramento dos princípios básicos já existentes nos equipamentos mais básicos como os mostrados acima. Dentre os mais comuns encontram-se o nível a laser, a régua digital e a trena a laser.
3 – Qual a importância deste tipo de controle para o bom gerenciamento da obra? Reduzir os custos ao evitar refazer algo que havia sido feito de forma errada ou fora dos limites dimensionais toleráveis por falta de controle dimensional, aumentar a produtividade da obra, economizar materiais, etc.
4 – Explique o que é controle dimensional de blocos. O resultado da racionalização em alvenaria estrutural exige um controle rigoroso de vários aspectos dos blocos. Uma boa modulação tanto horizontal quanto vertical dependerá das