texto filosofico
O tempo é um assunto filosófico. Mas fugindo um pouco da filosofia e entrando na nossa realidade, o tempo é em alguns casos nosso amigo, noutro nosso inimigo. Sempre dizem que o tempo cura tudo, realmente, ele cura, mas o mesmo tempo que cura, é o tempo que nos leva, aí o desejo do tempo passar muda para o desejo do tempo parar.
O amor não correspondido, que dói, machuca, o tempo leva. O amor gostoso, correspondido, sonhado, vivido, o tempo também leva, ou leva quem se ama, ou nos leva. O tempo me dá medo. Por isso gosto do agora, não quero nada pra depois, não sei o que o tempo fará do meu depois, preciso do hoje.
Tento acabar com a dor com algo imediato, não deixo o tempo levar, não gosto de prolongar a dor, evito o sofrimento, causo a felicidade. Tenho medo do tempo não me deixar viver no ponto certo, na medida certa, do que eu acho certo.
Maicon Carlos
1- Identificar o tipo de texto:
( ) informativo ( ) literário (X) filosófico ( ) científico Justifique sua identificação:
Porque ele apresenta reflexão sobre o significado do tempo.
2- Bibliografia do autor:
Autor Maicon Carlos, texto encontrado no site: pensador.uol.com.br.
3- Realizar a análise textual:
O texto fala sobre o significado do tempo em vários sentidos.
4- Realizar a análise temática:
O texto apresenta os significados do tempo, ele pode ser filosófico ou a nossa realidade.
5- Realizar a análise interpretativa:
O autor apresenta que o tempo pode ser nosso amigo e ao mesmo tempo pode ser nosso inimigo, o tempo da medo e ao mesmo tempo esperança, todos nós temos medo do tempo não deixar que vivamos no ponto certo.
6- Busque a problematização: Tem a necessidade de solucionar um problema com o passar do tempo e as vezes ao contrario, querer para o tempo para viver momentos bons.
7- Faça uma síntese do texto em estudo:
Eu concordo com a ideia do autor, pois no texto ele visa que o tempo causa dor assim como causa a