medieval
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo proporcionar ao acadêmico conhecer o estudo acerca da História da Idade Média ou Medieval. A Idade Média ou Medieval, tanto faz, pois são usados os dois adjetivos, é um período da história da Europa entre os séculos V e XV.
Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna.
A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, sendo frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Média.
A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.
Na Estrutura Política prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserana
A Sociedade Medieval era estática e hierarquizada. A nobreza feudal, ou seja, os senhores feudais, os cavaleiros, os condes, os duques e os viscondes que eram detentores de terras e arrecadavam impostos dos camponeses. A Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média.
A Educação na Idade Média era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Essa era marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras para os alunos. Grande parte da população medieval era analfabeta e nem sequer tinham acesso aos livros.
A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais