relatório de física
PRINCÍPIO BÁSICO DE MOTORES ELÉTRICOS
Professor: Nelson
Aluna: Polline Tainah
Matricula: 201201668743 Ano: 2014.1
INTRODUÇÃO “Um motor é uma máquina que converte energia elétrica em energia mecânica de rotação. Os motores elétricos são responsáveis pelo funcionamento das máquinas de lavar, das secadoras de roupas, dos ventiladores, dos condicionadores de ar e da maioria das máquinas encontradas na indústria.” Neste relatório serão tratados conceitos de motores elétricos.
OBJETIVO
Definir motores elétricos e sua função;
Descrever o funcionamento dos motores elétricos;
Relatar conclusões após observações feitas em laboratório;
DESENVOLVIMENTO
Os motores de corrente contínua têm os seguintes componentes:
- Armadura;
- Comutador;
- Escovas;
- Enrolamento de Campo;
- Eixo;
Funcionamento do motor cc:
O rotor do motor precisa de um torque para iniciar o seu giro. Este torque (momento) normalmente é produzido por forças magnéticas desenvolvidas entre os polos magnéticos do rotor e aqueles do estator. Forças de atração ou de repulsão, desenvolvidas entre estator e rotor, 'puxam' ou 'empurram' os polos móveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente, até que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor 'zero'. Após esse ponto, o rotor passa a girar com velocidade angular constante. Tanto o rotor como o estator do motor devem ser 'magnéticos', pois são essas forças entre polos que produzem o torque necessário para fazer o rotor girar.
Todavia, mesmo que ímãs permanentes sejam frequentemente usados, principalmente em pequenos motores, pelo menos alguns dos 'ímãs' de um motor devem ser 'eletroímãs'.
Um motor não pode funcionar se for construído exclusivamente com ímãs permanentes.
Isso é fácil de perceber pois, não só não haverá o torque inicial para 'disparar' o movimento, se eles já estiverem em suas