BIODIESEL
Curso Tecnólogo em Gestão da Qualidade
LÓGISCA REVERSA: TRANFORMAÇÃO DE ÓLEOS EM BIODIESEL.
Bárbara dos Santos Fernandes
Clara Carolina Silva Alves
Izabela Cristina dos Santos
Belo Horizonte
2014
1.INTRODUÇÃO
A logística reversa visa a adequada coleta de resíduos sólidos para reaproveitamento e retorno do material ao ciclo de negócios, de forma a reduzir os impactos ambientais e ainda gerar lucros para a organização quando este retorna ao seu ciclo. A logística reversa é dividida através de dois canais pós-venda e pós-consumo.
Atualmente muito se fala sobre poluição através de produtos usados com frequência no dia-a-dia e na sua destinação pós-consumo. Programas de Qualidade Total visam minimizar os impactos no meio ambiente ao buscar por outras alternativas de descarte e reutilização que possam, além de reduzir a poluição e o descarte inapropriado dos materiais, também se tornar lucrativo para a organização.
Um dos poluentes mais utilizados e descartados de forma inadequada é o óleo vegetal, utilizado em cozinhas domésticas e também em restaurantes e fast-food para frituras, que chegam a usar mais de 100 toneladas mensalmente, sendo boa parte destesdescartados inadequadamente na pia e no esgoto – alguns por falta de conhecimento de onde fazer o descarte adequado – mas estas atitudes podem causas graves danos ao meio ambiente, como por exemplo, a impermeabilização do solo, contaminação da água, acumulo de óleo nas represas e alteração do ecossistema.
Através da logística reversa e do canal pós-consumo, é possível transformarbens e materiais que perderam seu prazo de vida útil e não podem mais ser comercializados no mercado primário, retornar ao ciclo produtivo, buscando assim, uma nova alternativa para descarte do óleo, como por exemplo, sua transformação em biodiesel.
No Brasil, empresas como a Cargill e Reócoleo (sendo esta sediada em Belo Horizonte), promovem o recolhimento pós-consumo do óleo