medidor de relacao de espiras
TÉCINO EM ELETROTÉCNICA
AEX LOPES KLASSMANN
TTR:
EQUIPAMENTO DE TESTES DE RELAÇÃO DE ESPIRRAS DE TRANSFORMADOR
Projeto de Pesquisa
Concórdia - SC
2013
1 INTRODUÇÃO
O TTR é uma unidade portátil projetada para medir a relação de espirras, a corrente de excitação, e a comutação de fase de transformadores de distribuição monofásicos e trifásicos e também de transformadores de força, potencial e corrente de distribuição, sendo assim segue na pesquisa abaixo o funcionamento, características, como utilizar e as funções básicas de um (ttr) testador de relação de transformadores.
2 DESENVOLVIMENTO
Este equipamento fornece tensão de excitação à entrada do transformador. Mede com precisão as tensões tanto do lado H (alta tensão) quanto do lado X (baixa tensão) para calcular a razão de espirras.
O TTR também mede a comutação de fase (polaridade) entre outros enrolamentos primários e secundários de um transformador e a corrente de excitação do transformador.
A relação de espirras do transformador é a relação entre o número de espirras no enrolamento de alta tensão e o número de espirras no enrolamento de baixa tensão. Esta relação pode alterar-se devido a diversos fatores, incluindo danos físicos causados por falhas, deterioração do isolamento, contaminação e danos causados durante o transporte.
O TTR é capaz de medir a relação de espirras de transformadores monofásicos e também de transformadores trifásicos. Os desvios nessas medições indicarão a presença de problemas nos enrolamentos e nos circuitos do núcleo magnético. Se a relação apresentar um desvio de 0,5% da relação de tensão nominal pode ser que o transformador não funcione confiavelmente.
Estes aparelhos também podem medir a corrente de excitação aplicando tensão a um dos enrolamentos do transformador. Uma medição precisa da corrente de excitação pode fornecer informações sobre