Bobinas paralelas
1. Objetivos 2. Introdução 3. Materiais e Métodos 4. Resultados e Discussões 5. Conclusão 6. Bibliografia
1. Objetivos * Descrever o comportamento do campo magnético ao longo do eixo central, produzido por duas bobinas separadas pelas distâncias predeterminadas de R, 2R e R/2, observando-se a variação do módulo deste em função da variação da distancia onde esta grandeza é medida. * Medir o campo magnético gerado por uma única bobina e comparar o comportamento gráfico dos valores obtidos experimentalmente com o comportamento gráfico dos valores obtidos pela teoria relativa ao assunto.
2. Introdução
Campos magnéticos possuem imensa importância na organização da sociedade atual, pois estão intimamente ligados ao uso de tecnologias existentes, assim como também no desenvolvimento de novas tecnologias. As aplicações dos campos e das forças magnéticas são incontáveis e mudam constantemente. Como exemplo podemos citar as antigas fitas VHS, auto-falantes, motores elétricos, fornos de microondas e etc.
Por essa grande importância os campos magnéticos são estudados de maneira intensa. Neste relatório tentaremos de maneira breve descrever como se comporta o campo magnético produzido por duas bobinas circulares com um numero N de espiras cada.
Para deduzirmos uma expressão que seja apta a descrever o comportamento do campo magnético gerado por uma bobina de N expiras é conveniente acharmos a expressão que descreve o campo gerado por uma única expira e depois expandi-la para a forma que descreve o comportamento de uma bobina.
Figura 1 - campo magnético de uma espira circular
Tomando uma expira hipotética de raio a que conduz uma corrente I , podemos usar a lei de Biot e Savat , para encontrar o campo magnético em um ponto P sobre o eixo da espira localizado a uma distancia x do seu centro. Como mostra a figura 1, dl e r são perpendiculares e a direção dB produzida por esse