Medidor de paralaxe
Bruno Budim
Marcelo Toshiaki
Matheus Amorim
Thiago Garbelotti
Título: Medidor de paralaxe.
Introdução
Em astronomia é muito comum ver físicos calculando a distância de estrelas à Terra, e um dos métodos utilizados para descobrir essa distância é através da Paralaxe. A Paralaxe é utilizada na astronomia para definir a diferença da posição aparente de um objeto visto por observadores que se encontram em locais diferenciados.
Em 1838, o astrônomo alemão Friedrich W. Bessel observou e mediu o movimento aparente de uma estrela, a estrela Cygni 61, em relação às estrelas vizinhas e mais distantes, obtendo assim um valor da distância dessa estrela em relação a nós. O método utilizado foi uma simples aplicação de Trigonometria.
Neste experimento iremos utilizar o método de paralaxe para medir a distância, entre uma trave e três pontos diferentes, tendo as distâncias conhecidas, iremos calcular também a porcentagem de erro que o nosso medidor de paralaxe apresentou.
Procedimento Experimental
Materiais utilizados:
- 1 medidor de paralaxe, composto de dois transferidores parafusados em uma placa de madeira e um parafuso localizado no centro de cada transferidor onde está acoplado um cano de ½ polegada que gira ao redor deste. O cano serve para que se possa focalizar o objeto olhando em seu interior e medir o ângulo formado. Abaixo segue a imagem do nosso medidor de paralaxe:
- 1 cadeira, para apoiar o medidor de paralaxe.
Procedimento:
Com um medidor de paralaxe feito pelo grupo e uma cadeira fomos até a quadra da escola, onde encontramos marcas no chão feitas pelo o professor que representavam a distância marcada por ele até uma trave. Foram utilizadas três medidas: 2m, 4m e 6m. Depois disso colocamos a cadeira em cima das marcas e com o medidor de paralaxe, focalizamos a trave com os canos de cada transferidor e medimos os ângulos que estes formaram, e utilizando a fórmula obtida através da trigonometria calculamos as distâncias medidas