Paquímetro e Régua
INSTITUTO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS E EXATAS
EXPERIMENTO I: RÉGUA E PAQUÍMETRO
UBERABA – MG
2014
EXPERIMENTO I: RÉGUA E PAQUÍMETRO
Relatório técnico-científico apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de Laboratório de Física II, ministrada pelo(a) professor(a) Paulo Flabes.
UBERABA – MG
2014
1 INTRODUÇÃO Quando surgiu a necessidade da medição, surgiram, juntos, instrumentos para realizá-las. Dependendo da dimensão do objeto, existem diferentes ferramentas para analisá-la. No experimento em questão foram utilizadas a régua e o paquímetro, a régua possui uma escala menor do que a do paquímetro, o que influencia na precisão da medição das peças. A precisão na hora de realizar uma medição é essencial, quanto menor o erro na medida, mais perto está da medida real do objeto. O paquímetro pode realizar diversos tipos de medidas, entre elas podemos citar as medidas internas, realizadas com as orelhas fixas e móveis, externas, realizadas com os bicos fixos e móveis, profundidade, realizado com a haste de profundidade e ressalto, que pode ser obtido usando o cursor do instrumento.
2 OBJETIVOS O processo tem como objetivo principal analisar medições de uma peça, dando ênfase no aprendizado do manuseio e da leitura da régua e do paquímetro, assim como compreender a teoria por trás dos erros de Abbè e Paralaxe, e aprender a evitá-los em análises futuras.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS: Neste experimento foram utilizados os seguintes materiais para a medição da peça:
Régua, com precisão de 0,5mm;
Paquímetro, com precisão 0,05 mm;
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Mediu-se locais específicos da peça, fornecidos pelo professor, em triplicata, utilizando o paquímetro. Em seguida, realizou-se as mesmas medidas específicas da peça, utilizando a régua.
4