Microbiologia- relatório de Coloração de Gram
Semear um microrganismo é repicá-lo em um meio de cultura apropriado ao seu desenvolvimento e reprodução in vitro.
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microrganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico.
Objetivo
Fazer a Coloração de Gram para observar e diferenciar bactérias Gram positivas e Gram negativas.
Materiais
Placas de Petri
Meios de cultura macconkey e agar sangue
Agulha bacteriológica
Álcool 70%
Bico de Bunsen
Lâmina de vidro para microbiologia
Lápis de escrever em vidro
Solução salina
Pipeta
Violeta genciana
Lugol
Álcool cetona
Fucsina
Microscópio óptico
Procedimento
No meio de cultura sólido agar sangue e macconkey foi colocado a impressão digital para colher o material biológico e esperou-se 3 dias para o crescimento bacteriológico ocorrer.
O local foi esterelizado com álcool 70% e a lâmina foi dividida com o lápis em três partes. A agulha foi flambada no bico de Bunsen e utilizando-a foi adicionada uma gota de solução salina nos locais indicados da lâmina. A agulha foi flambada novamente.
Com a ajuda da agulha esterelizada foi coletadas as bact.érias do meio de cultura agar sangue e colocadas na lâmina. Novamente a agulha bacteriológica foi flambada.
Depois de a lâmina secar foi passada na chama três vezes.
No esfregaço foi colocado com a pipeta a violeta genciana durante um minute, em seguida foi lavado. Foi adicionado o lugol durante trinta segundos e foi novamente lavado. O mesmo processo foi repetido com o álcool cetona e com o corante fucsina.
Depois de seco o esfregaço foi observado no microscópio óptico.
Resultado
A primeira observação no microscópio foi feita com a lente de aumento 4 vezes e o resultado não foi muito nítido, a segunda observação foi feita com a lente de aumento 10 vezes e o resultado foi melhor, porém a imagem só ficou nítida com a lente de aumento 100 vezes.
No primeiro esfregaço foi observado cocos de cor