Medidores de Vazao
Medidor Venturi:
O tubo Venturi foi criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade de escoamento e a vazão de um líquido através da variação da pressão durante a passagem desse líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. O principio desse método de medição de vazão está na equação de Bernoulli e no principio de continuidade de massa. Se o fluxo do fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui, então necessariamente sua velocidade irá aumentar.
Figura - Medidor Venturi
Placa de Orifício: O método da placa de orifício é um dos métodos mais utilizados para a medição de vazões. Isso ocorre pelo fato desse tipo de medidor de vazão ser simples de ser realizado, ter um custo relativamente baixo, ser pouco carente de manutenções, aplicável para muitos tipos de fluidos, entre outros motivos. Consiste numa placa com um orifício de diâmetro D conhecido, que provoca uma redução da seção do fluxo e é montada entre dois anéis que contêm furos para a tomada de pressão em cada lado. Essa tomada de pressão pode ser feita por um manômetro em U e uma tabela ou fórmula para ser calcular a vazão.
Figura - Placa de Orifício
Medidores de Área Variável:
O fluido passa através no tubo da base para o topo. Quando não há vazão o flutuador permanece na base do tubo e seu diâmetro maior é usualmente selecionado de tal maneira que o bloqueia a pequena extremidade do tubo, quase que completamente. Quando a vazão começa e o fluido atinge o flutuador, o empuxo torna o flutuador mais leve, porém como o flutuador tem uma densidade maior que a do fluido, o empuxo não é suficiente para levantar o flutuador.
Com a vazão, surge também uma força de atrito, entre o fluido e o flutuador, que tende a leva-lo para cima, a chamaremos de força de arraste. Quando a vazão atinge um valor que faça a força de arraste ser maior que a força peso do flutuador, este começará a subir. Se o tubo fosse paralelo o flutuador