cuidador de idosos
Teoria da Deriva Continental: defende que continentes ou terras emersas flutuam sobre o magma.
(4)> As províncias geológicas dividem-se em: escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos.
Escudos cristalinos: constituem a formação mais antiga da crosta terrestre. Nos estudos mais antigos(arqueanos),estão os minerais não-metalicos(granito, ardósia,etc). Nos mais recentes (proterozoicos)e os de início da era Paleozóica) estão os metálicos (ferro, manganês, ouro, cobre, etc.); por isso os escudos mais recentes são bastantes explorados economicamente.
Bacias Sedimentares: são depressões de relevo preenchidas por fragmentos minerais e rochas erodidas e por sedimentos orgânicos, estes últimos ao longo do tempo geológico podem transformar-se em combustíveis fósseis. A formação de grandes cadeias orogênicas em consequencia da movimentação das placas ocorreu no início do período Terciário(final da era Mesozóica e início da era Cenozóica).
Dobramentos modernos: os terrenos soerguido pelo movimento das placas pode conter vários tipos de minerais metálicos e não-metálicos. Há outros tipos de montanhas, de origem vulcânica.
(5)> A grande importância econômica dos basaltos advém da reconhecida fertilidade .A combinação das estruturas geológicas com fatores geomorfológicos e climáticos
(6)> O Brasil está totalmente contido na Plataforma Sul-Americana, cujo embasamento de evolução geológica é muito complexo, remontando à era Arqueano. Teve a sua consolidação completada entre o período Proterozóico Superior e o início do período Paleozóico, com o encerramento no ciclo Brasiliano.
O embasamento da Plataforma Sul-Americana acha-se essencialmente estruturado sobre rochas metamórficas de fácies anfibolito a granutlito