o cuidador de idosos
Cuidador é um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação.
É a pessoa, da família ou da comunidade, que presta cuidados à outra pessoa de qualquer idade, que esteja a necessitar de cuidados por estar acamada, com limitações físicas ou mentais,
Com ou sem remuneração.
Nesta perspectiva mais ampla do cuidado, o papel do cuidador ultrapassa o simples
Acompanhamento das actividades diárias dos indivíduos, sejam eles saudáveis, enfermos e/
Ou acamados, em situação de risco ou fragilidade, seja nos domicílios e/ou em qualquer tipo deinstituições na qual necessite de atenção ou cuidado diário. A função do cuidador é acompanhar eauxiliar a pessoa que se cuida, fazendo pela pessoa somente as actividades que ela não consiga fazersozinha. Ressaltando sempre que não fazem parte da rotina do cuidador técnicas e procedimentosidentificados com profissões legalmente estabelecidas, particularmente, na área de enfermagem.
Cabe ressaltar que nem sempre se pode escolher ser cuidador, principalmente quando a pessoa cuidadaé um familiar ou amigo. È fundamental ter a compreensão de se tratar de tarefa nobre, porém complexa,permeada por sentimentos diversos e contraditórios.
O cuidador deve compreender que a pessoa cuidada tem reações e comportamentos que podemdificultar o cuidado prestado, como quando o cuidador vai alimentar a pessoa e essa se nega a comer ounão quer tomar banho. É importante que o cuidador reconheça as dificuldades em prestar o cuidadoquando a pessoa cuidada não se disponibiliza para o cuidado e trabalhe os seus sentimentos defrustração sem se culpar.
O stress pessoal e emocional do cuidador imediato é enorme. Esse cuidador necessita manter suaintegridade física e emocional para planear maneiras de convivência. Entender os próprios sentimentose aceitá-los, como um processo normal de crescimento psicológico, talvez seja o primeiro passo para amanutenção de uma