um cerebro brilhante
Beatriz Mindi n°2 12°H
21/09/2014
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Psicologia B
Este documentário fala sobre crianças dotadas de habilidades um pouco fora do normal, e responde a determinadas questões como “A que se deve a genialidade?”, “Existe um segredo para alcançar a genialidade, ou transportamos este gene desde a nascença?”.
Marc yu é um rapaz sobre dotado, com 7 anos que toca piano. A sua mãe descobriu esse seu dote quando ambos foram a uma festa, onde as crianças cantavam uma canção e marc dirigiu-se para o piano e tocou a música do principio ao fim, isto com apenas 2 anos. A sua primeira atuação foi aos 3 anos. A educação de Marc foi diferente, ele próprio não gostava de ver televisão, nem jogar video-jogos, apesar de ser "diferente" tem bastantes amigos mas apenas vive para a música, pratica piano 8 horas por dia, e está sempre motivado para tocar, por vezes até costuma acordar a meio da noite para ir tocar uma música que tenha acabado de decorar.. Tem um dom raro chamado "ouvido absoluto"- memória muito desenvolvida. Marc yu já tocou em 5 orquestras diferentes, e em 2009 foi convidado a tocar com o seu ídolo musical, Lang Lang, um famoso pianista chinês.
Ao longo do documentário apareceram algumas interrogações como: - O que faz das crianças sobredotadas especiais? - Resultará do ambiente? - Porque serão os cérebros dos músicos diferentes? - Existirá o gene da genialidade?
As crianças dotadas têm a fúria de dominar, pensam e aprendem de maneira diferente. As células estão mais ativas que nas crianças que não tocam.
Existem várias partes no cérebro: o cerebelo que ocupa 10% total do cérebro, é a parte que trabalha mais e mais depressa e coordena as fibras do corpo, é formado por dois hemisférios, o corpo caloso que liga os dois hemisférios em que, ambos os lados têm de trabalhar igualmente e