GLOBALIZAÇÃO
Ambiente das organizações em uma sociedade contemporânea
O padrão de vida e qualidade de vida dependem dos esforços conjuntos das empresas, do governo e das organizações sem fins lucrativos. Essas organizações devem sua existência a espíritos empreendedores, que pensaram no bem-estar da comunidade. Toda empresa é uma organização, mas que nem toda organização é uma empresa.
As organizações podem ser com fins lucrativos (Empresas) ou sem fins lucrativos.
Uma empresa é uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer produtos e serviços para atender as necessidades de pessoas e obter o lucro. Para tal o empreendedor precisa adquirir recursos, estruturar um sistema de operações e assumir um compromisso com a satisfação do cliente.
Organizações
Formalmente constituída , possui normas e regulamentos, hierarquia, cultura organizacional, recursos, pessoas ocupando cargos e etc.
As organizações não possuem, necessariamente, objetivo de lucro. No entanto, necessitam obter receita para fazer o pagamento das suas despesas, assim como qualquer organização.
Empresas
As empresas têm todas as características de quaisquer organizações, mas com um grande detalhe: seu objetivo é o lucro.
O que diferencia empresas de outras organizações - Toda organização precisa de dinheiro para fazer o pagamento de suas despesas. Da receita são descontadas as despesas como aluguel, tributos, água, luz, pessoal, etc. Quando o resultado é positivo, nas empresas é chamado de lucro, que será distribuído aos sócios.”
“Já nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização (Art.12, § 3º da Lei nº 9.532/97). Tanto em uma como na outra, a qualidade da administração será um fator determinante para o sucesso.”
Exemplos de empresas = Indústrias, bancos, financeiras, supermercados, seguradoras, shopping centers etc. Exemplos de organizações = templos religiosos, fundações, cooperativas, condomínios, organizações não