Arquitetura de Concreto no Brasil
FACULDADES INTEGRADAS ESPIRITO-SANTENSES
ARQUITETURA E URBANISMO
ANA PAULA CASTRO
DIANA BERTHOLDI
ARQUITETURA DE CONCRETO NO BRASIL
VITÓRIA
2014
ANA PAULA CASTRO
DIANA BERTHOLDI
ARQUITETURA DE CONCRETO NO BRASIL
Trabalho do curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo apresentado às Faculdades Integradas Espírito-santanses, como parte das exigências da disciplina de Sistemas Estruturais, sob orientação da Professora Danielli.
VITÓRIA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 PROBLEMA 5
1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 6
1.3 HIPÓTESE 7
1.4 OBJETIVO 8
1.4.1 Geral 8
1.4.2 Específico 8
1.5 JUSTIFICATIVA 9
2 REFERENCIAL TEÓRICO 10
3 METODOLOGIA 11
4 CRONOGRAMA 12
5 DEFINIÇÃO DE TERMOS E SIGLAS 13
6 REFERÊNCIAS 14
7 ANEXOS 15
1 INTRODUÇÃO
O sistema construtivo de concreto armado foi introduzido no Brasil na primeira década do século XX. De início, como produto patenteado, aplicado somente em tarefas especiais, como pontes e viadutos. Por meio de mudanças políticas, econômicas e sociais e ao consequente processo de industrialização e urbanização pós 1930, cresce o uso do concreto armado, especialmente, no setor de edificações da construção civil. Em meados do século XX, o concreto já conhecido em todo país, determinando não somente a maior parte da atividade construtiva, mas também a pesquisa no campo da construção e o ensino de arquitetura e engenharia.
O concreto armado é considderado o material mais conveniente para as circunstâncias brasileiras, em vista da segurança, de ser relativamete barato e de ser pouco exigente quanto a mão de obra. Além disso, o concreto dá margem a experimentações formais e estruturais, que colaboram para o desenvolvimento das internacionalmente conhecidas “escola brasileira do concreto armado” e “arquitetura do Movimento Moderno no Brasil”. Desse modo o país se