como construir e desenvolver os princípios de convivência da gestão democrática na escola
Maria Oliveira¹
Maria.oliveira@outlook.com
O contexto atual da educação diante das mudanças ocorridas debate sobre uma escola preparada para proporcionar um ensino de qualidade, respeitando a pluralidade cultural da comunidade escolar. Um dos grandes desafios de se construir e desenvolver o convívio democrático na escola é neutralizar os preconceitos e discriminações, respeitando e valorizando a identidade nacional e cultural de todos os indivíduos, sabendo apreciar a riqueza que a diversidade proporciona, podendo assim desenvolver uma educação universal, que provoque em todos os envolvidos, motivação pra aprender e trocar experiências trazidas de fora da escola.
No entanto, a escola atualmente se depara com novos desafios, entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam. Assumir, compreender e respeitar essa diversidade é requisito para integração, vinculada ao conhecimento relacionando o saber da escola, ao saber que os alunos levam para escola. Para alcançar essa democracia é necessário renovar toda a estrutura educacional deixando pra trás o ensino tradicional.
A democracia defende o direito da participação de todos em todas as definições que favoreçam a qualidade de vida em sociedade. Para que haja essa verdadeira participação todos os envolvidos necessitam conhecer e viver desde sua infância os princípios democráticos desenvolvendo assim sua “autonomia intelectual e moral”.
Refletindo sobre esse conceito de autonomia percebemos que é desafiador para a escola, pois é missão da mesma, criar oportunidades para o desenvolvimento de relações interpessoais, cognitivas e éticas, em busca da construção e reconstrução do conhecimento.
Técnica de Educação: Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto; Cursista: 4ª Edição do Curso Progestão – Módulo V.
Uma escola democrática é uma escola que se baseia em