Medidas
Instrumento: Trena metálica
Procedimentos: A trena deve ser colocada sobre a pele nua sem pressioná-la excessivamente, pois como a medida é realizada sobre partes moles isso poderia alterar o real valor da medida. O ideal é utilizar um elástico preso à argola localizada no início da fita metálica, mantendo-o em sua distensão normal durante toda a medida.
As medidas devem ser realizadas mantendo-se a trena sempre transversal ao segmento que está sendo medido. Segurando-se a trena com a mão esquerda e o elástico com a mão direita, e trocando-se as mãos com as escalas se cruzando, para que a leitura da medida seja facilitada. A leitura é realizada com resolução de 0,1cm.
Uma característica das medidas de perímetros corporais é que apresentam diferentes padrões para uma mesma medida. Quando nosso objetivo é apenas de acompanhamento das medidas devemos escolher o padrão mais adequado às nossas necessidades e possibilidades, repetindo-os da mesma forma nas reavaliações. Entretanto, se optarmos pela utilização de métodos de predição de componentes corporais ou pela utlização de índices corporais, deveremos seguir a padronização proposta para a técnica escolhida.
Serão apresentadas, a seguir, algumas das medidas de perímetros mais utilizadas nas áreas de Educação Física, Nutrição, Medicina e Ciências do Esporte.
-Ombro- Acromial
-4cm abaixo
Pescoço
A medida é realizada com o avaliado sentado ou em pé, desde que esteja com a coluna ereta e a cabeça com o alhar orientado pelo Plano Horizontal de Frankfurt. A trena deve ser posicionada na menor circunferência do pescoço, logo acima da proeminência larígea (pomo de Adão). A medida é realizada com aproximação de 0,1 cm, com a trena perpendicular ao eixo longo do pescoço, o que não será necessariamente vertical.
-Pescoço- pomo de Adão
Abaixo
Tórax
Esta medida é realizada no plano horizontal, no final de uma expiração normal, com o avaliado em pé, colocando-se a trena na altura