ERISIPELA - CONHECENDO UM POUCO MAIS
ENFERMAGEM
:
ERISIPELA
CONHECENDO UM POUCO MAIS
GRUPO DISCENTE:
Adriana pereira
Fabiane Gomes
Francisco Eliseu
Matheus Mauricio
Stephanie Cristina
Tharllem Brendo
Natal
2012
Sumário
1. INTRODUÇÃO A abordagem da doença é apresentada de forma objetiva, procuramos expor os assuntos mais relevantes focando num ponto de vista esclarecedor e que incentivando a leitura e conhecimento.
A Erisipela caracteriza-se como uma infecção de pele, estreptocócica que encontrando uma porta de entrada nas camadas mais superficiais da pele, espalha-se formando uma mancha vermelha, quente e dolorosa apresentando-se através de calor, rubor e dor, pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores.
O profissional de enfermagem tem papel fundamental na cura da doença, orientando autocuidado, curativos constantes e a higienização que vão controlar essa infecção e promover uma boa evolução do trato, fator determinante para a cura e qualidade de vida ao paciente.
.
2. CONCEITO Trata-se de um processo infeccioso cutâneo, podendo atingir a gordura do tecido celular subcutâneo que se propaga pelos vasos linfáticos. O agente causal é o estreptococo beta-hemolítico do grupo A de Lancefield, mas pode também ser causada por Haemophilus influenzae tipo B, acomete pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e nos portadores de deficiência da circulação venosa dos membros inferiores. Não é contagiosa.
3. SINAIS E SINTOMAS
Durante o período de incubação, que é de um a oito dias, os primeiros sintomas podem ser