Valor do dinheiro no tempo
O Sistema Financeiro Nacional pode ser divido em duas partes distintas: Subsistema de supervisão e subsistema operativo. O de supervisão se responsabiliza por fazer regras para que se definam parâmetros para transferência de recursos entre uma parte e outra, além de supervisionar o funcionamento de instituições que façam atividade de intermediação monetária. Já o subsistema operativo torna possível que as regras de transferência de recursos, definidas pelo subsistema supervisão sejam possíveis.
Sistemas Econômicos
Pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.
Os elementos básicos de um sistema econômico são:
Estoques de Recursos Produtivos ou Fatores de Produção: recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, terra, reservas naturais e a tecnologia.
Complexo de unidades de produção: constituído pelas empresas.
Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são à base da organização da sociedade.
Os sistemas econômicos podem ser classificados em:
Sistema capitalista, ou economia de mercado, é aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
Sistema socialista ou economia centralizada, ou ainda economia planificada, é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento,