Sa De P Blica
1. Maria Celma Prado Furlanetto
Concepções sobre a Saúde e a Doença
1. “O que é ter saúde?”
2. “O que é ter doença?”
3.
4. Saúde /Doença : uma preocupação antiga
5. NÔMADES o deslocamento tanto era para buscarem outra fontes de alimento,como de defesa e segurança às ameaças do meio(clima,animais,acidente geográficos).
6. O que acontecia com os homens era explicado do ponto de vista do pensamento mágico,religioso e sobrenatural.
7.
Na medida em que os povos foram cultivando a terra,deixaram de ser nômades continuando com a pecuária,com a pesca, a metalurgia e o comércio aumento do trabalho necessidade de mão de obra escrava.
1. Na medida em que os povos foram cultivando a terra,deixaram de ser nômades continuando com a pecuária,com a pesca, a metalurgia e o comércio aumento do trabalho necessidade de mão de obra escrava.
2. As grandes civilizações viam as doenças como decorrentes de causas externas, sem que o organismo tivesse participação no processo (elementos da natureza e ou espíritos sobrenaturais).
CRISTIANISMO o pecado como responsável pelos males físicos,como castigos justos e vindos de Deus.
1. CRISTIANISMO o pecado como responsável pelos males físicos,como castigos justos e vindos de Deus.
2. introdução de um mau espírito que dominava a alma e o corpo do doente.
3.
4.
Nas medicinas clássicas da Índia e China, a doença era vista como desequilíbrio entre os elementos chamados humores,que compõem o organismo humano,onde a saúde é um estado de ISONOMIA,ou seja, de harmonia perfeita entre os quatro elementos que compõem o corpo humano: terra,ar, água,fogo.
1. Nas medicinas clássicas da Índia e China, a doença era vista como desequilíbrio entre os elementos chamados humores,que compõem o organismo humano,onde a saúde é um estado de ISONOMIA,ou seja, de harmonia perfeita entre os quatro elementos que compõem o corpo humano: terra,ar, água,fogo.
2. Então: Doença desequilíbrio
3. Saúde equilíbrio
Os gregos procuraram uma explicação