TRABALHO SA DE P BLICA
AVANÇOS E RETROCESSOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Tubarão/SC
Março/2015
AVANÇOS E RETROCESSOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
ALUNAS: Adriana Vicente de Aguiar
Joice
Julia
Raquel Januário Landuchi
Tubarão/SC
Março/2015
Introdução
“A saúde de um povo é um termômetro da sociedade.” José Serra – Ampliando o possível.
O Sistema Único de Saúde – SUS, foi criado com o intuito de igualizar o atendimento na área da saúde para toda a população brasileira, visto que, anteriormente à sua criação, apenas aqueles que tinham recursos financeiros, poderiam usufruir de atendimento médico e hospitalar com qualidade.
Desde a sua criação, o maior objetivo do SUS é atender a demanda de usuários de todos os tipos de especialidades, tornando possível que seus usuários tenham acesso aos serviços de saúde com eficácia e tempo hábil.
Em 2014 o SUS completou 26 anos de funcionamento. Iniciando-se com a Constituição de 1988, tem sido uma das maiores políticas públicas brasileiras de inclusão social. Mudou o conceito de direito à saúde, tornando seu acesso, pelo menos na letra da lei, universal e gratuito para todos os brasileiros. Protegeu, dessa forma, aos indigentes e famílias inseridas no mercado informal de trabalho, que antes não tinham acesso aos serviços públicos de saúde da Previdência Social. Mudou a forma de organização dos serviços de saúde, aumentando a oferta de atenção primária e iniciando um processo regulado de acesso aos serviços de maior complexidade. Proporcionou uma rápida melhoria nos indicadores básicos de saúde da população brasileira, como aqueles associados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Mas a construção do SUS, longe de ser um processo fácil, teve muitos problemas e continua tendo alguns. Sua implementação tem sido lenta e apresenta algumas vezes retrocessos.
Os primeiros anos do SUS (1988-1994)
Durante seus primeiros anos (1988-1994), as dificuldades de implementação