TCC PROJETO- CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER 14
Identificação
Nome: Jackeline Thais Pinto
RU: 720918
1 TEMA
A ludicidade na educação infantil.
1.1 DELIMITAÇÂO DO TEMA
O papel do jogo e da brincadeira no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
O brincar é uma necessidade básica para o desenvolvimento das crianças?
Qual a importância do lúdico na educação infantil?
3 JUSTIFICATIVA
Brincar é um direito de todas as crianças, cada uma delas deve ter oportunidades educativas que se preocupem em atender suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola deve fornecer oportunidades para a construção do conhecimento através de maneiras inovadoras, elementos estes que são indispensáveis para a inserção da criança em seu meio.
Os jogos sempre apareceram como uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entretenimento, tanto no sentido de educar. No período pré-escolar, para a criança são importantes todos os aspectos de sua formação, que a encaminham para uma futura escolarização e sociabilidade como membro ativo do grupo social em que pertence.
Assim, esta pesquisa visa influenciar os professores da educação infantil para que reflitam sobre suas práticas pedagógicas e incluam instrumentos lúdicos no desenvolvimento de suas aulas.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a importância do lúdico como recurso pedagógico em virtude do desenvolvimento das crianças na educação infantil.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar aspectos teóricos da aprendizagem por meio do lúdico;
Apresentar a contribuição do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo. Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes.
Para Vygotsky (1998), o educador poderá fazer o uso de jogos, brincadeiras, histórias e