Atps Matematica 2013
Santa Bárbara D’Oeste
2013
Introdução Neste trabalho aprenderemos sobre o fundamentos da matemática financeira, o que é capital, juros, montante, fluxo de caixa e taxa de juros. Teremos noções de juros simples e juros compostos, onde será apresentado gráficos com aplicações de cada exemplo. Veremos noções sobre a calculadora financeira e como resolver problemas de juros simples e compostos e um exemplo de como saber fazer a melhor forma de pagar uma dívida analisando as taxas oferecidas por 3 Bancos.
Fundamentos da matemática financeira
A matemática financeira trata da mudança do valor do dinheiro com o decorrer do tempo. Só podemos comparar algebricamente valores relativos a uma mesma data, as operações financeiras em sua maioria, se apoiam em duas formas de capitalização: a simples e a composta. Muitas decisões tomadas pelo Banco Central (BACEN), por exemplo, afetam diretamente tais operações.
Para que uma operação financeira exista, é necessária a presença de dois agentes: o tomador e o financiador.
Capital: Pode ser visto como um dos fatores da produção. Representado por uma quantia em dinheiro, um imóvel, uma máquina, um trabalho, etc.
Operação Financeira: É a transferência de capital de um agente econômico (credor) a outro agente econômico (devedor) mediante determinadas condições previamente estabelecidas.
Juros: É a remuneração pela utilização de um capital.
Montante: É a soma do capital com o valor dos juros recebidos ao final do prazo.
Os conceitos acima são representados por: PV (presente valor): É o capital inicial, principal valor da aplicação, valor presente.
FV (futuro valor): É o montante valor de resgate valor futuro
J (Juros): Para o credor é a remuneração pelo empréstimo do capital, para o devedor é o custo capital. Fluxo de caixa: O fluxo de caixa de um projeto ou investimento é o conjunto de entradas e saídas de dinheiro ao longo do tempo.Taxa de Juros: