Relatorio Da Aula Pratica 07 11 2014 1
Reação Química
Universidade Brás Cubas
Turma: PRO114 BN
Introdução teórica: Identificação de uma reação química.
Uma reação química é caracterizada como uma transformação da matéria, ou seja, pela formação de produtos distintos das espécies químicas que reagem (reagentes). Alguns fatores experimentais servem como indicativo da positividade de uma reação química, como, por exemplo, a precipitação, a mudança de coloração e o desprendimento de um gás.
Objetivo:
Verificar qual a reação ocorrida a partir da observação se houve mudança do estado da solução como de cor ou formando um sal no fundo do tubo de ensaio.
Materiais e Reagentes:
CuSO4, Pb(NO3)2, HCl, Hg(NO3)2, Fe, KI, Cu, Zn, K2Cr2O7,
Procedimentos:
Será realizada uma serie de reações para que possa se demonstrar alguns tipos de reações e a verificação de atividade química:
1. Parte
Coloque em um tubo de ensaio uma pequena porção de solução de sulfato de Cobre2 || e a seguir mergulhe um pedaço de ferro e observe: O prego é formado basicamente por ferro metálico (Fe°). Quando colocamos o ferro em contato com o cobre iônico (formado pela dissociação do sulfato de cobre), a tendência natural do sistema é haver a passagem do cobre iônico para a forma metálica e do ferro metálico é passar para a forma iônica (devido às diferenças nos valores de oxi-redução dos dois metais, a reação é espontânea).
C.uSO4 + Fe° ---> FeSO4 + C.u°
(no meio do caminho teremos C.u+2 + SO4-2 + Fe°)
Então, na solução, a reação dos metais é:
C.u²+ + Fe° --> C.u° + Fe²
Fe° é o ferro presente no prego, é o ferro metálico.
C.u° é o cobre metálico, que foi depositado sobre o prego, e lhe deu a coloração amarela.
C.u²+ é o cobre presente no sulfato de cobre
Fe²+ é o ferro iônico, que saiu do prego e ficou em solução no lugar do cobre, originando o sulfato de ferro II.
Portanto, há uma